terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Alimentação saudável!


Depois de dias de festas e alimentação daquele jeito, vamos falar de alimentação saudável?

A alimentação saudável também é responsável para que você tenha sucesso nas tentativas para engravidar mais rápido. Na verdade seria legal manter uma alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida sempre. Então que tal unir o útil ao agradável?

Não entrarei muito a fundo nos motivos pelos quais devemos nos alimentar com qualidade e equilíbrio, afinal, acho que todos já sabem o mínimo sobre o assunto. Já diz o ditado: somos o que comemos! E isso serve para ambos os sexos. Vou contar um pouco sobre o que fiz para melhorar esse quesito.

Eu sempre procurei manter uma boa alimentação, mas sou chegada em comer uma besteirinha... pizza, salgadinhos, sanduíches e tals. E comia em qualquer dia da semana e em pouco tempo vi que não era legal. Então passei a regular mais minha alimentação durante a semana e deixei as besteirinhas para o fim de semana, e mesmo assim não para o fim de semana todo.

Aumentei a ingestão de legumes e verduras nas refeições, passei a consumir mais frutas ou sucos naturais, cortei totalmente o refrigerante, suco de caixinha às vezes passa batido, porém evito, não como massas com arroz na mesma refeição e para ajudar entrei na academia. Em pouco tempo senti que minha disposição aumentou, perdi uns 3 kg e de quebra perdi um pouco de barriguinha (uai, mas não é para ganhar “barriguinha”? Perder antes para ganhar depois, haha.)

Resultado de imagem para alimentação saudável

Não posso montar uma dieta, mas pesquisei em alguns sites de saúde e assuntos ligados à fertilidade, alimentos saudáveis e que traga algum benefício para o objetivo desejado:

- ácido fólico (ou vitamina B9), ajuda na formação do tubo neural do bebê, ou sistema nervoso. Deve ser ingerido por todos, porém a quantidade que contém nos alimentos é inferior ao necessário para uma futura gravidez, por isso a complementação com comprimidos. Ele é encontrado em alimentos como: couve ou folhas verdes, feijão, lentilha, quiabo e fígado.

- ômega 3, combate inflamações, melhora os níveis de colesterol e ajuda na prevenção de parto prematuro. Encontrado em: peixes (como: sardinhas, salmão, atum), nozes, sementes de chia e linhaça.

- selênio, é antioxidante, melhora a fertilidade masculina, hormônio da tireoide, melhora na pele, unhas e cabelo. Encontrado em mais quantidade: castanha do Pará, farinha de trigo, pão francês e gema de ovo.

- zinco, muita atenção ao zinco, ele tem papel muito importante na fertilidade, tanto das mulheres quanto dos homens. E também melhora a imunidade do nosso organismo. Encontrado em: carnes de boi, fígado, feijão e ostras (além de ser afrodisíaca, hummm...)

- vitamina B6, formação das células sanguíneas, combate a infecções e bom funcionamento do sistema nervoso. Encontrada em uma grande quantidade de alimentos, sugestão: castanhas, melancia, frango cozido e banana.

- Vitamina C, contém antioxidantes, cicatrizantes, combate anemia, pois ajuda na absorção de ferro no organismo. Encontrada principalmente nos sucos de laranja e tomate e em diversas frutas, tais como: morango, kiwi, mamão, goiaba vermelha e manga. Também no brócolis.

- vitamina E, ou vitamina da fertilidade, ajuda no combate ao aborto, é antioxidante. Encontrada em alimentos de origem vegetal: óleos de amêndoa, gérmen de trigo e girassol, avelã, castanha do Pará e amêndoas.

O texto ficou enorme, mas acho que é de grande valia para quem deseja melhorar a alimentação e ainda dar uma ajudinha para a dona cegonha! Lembrando que nenhum alimento deve ser consumido em excesso, afinal, tudo em excesso também faz mal.

Espero que tenham gostado!!! E bom restinho de feriado para você que pula carnaval ou que, assim como eu, gosta de ficar em casa descansando.

Beijos férteis.







Nenhum comentário:

Postar um comentário