quarta-feira, 23 de março de 2016

A Introdução Alimentar não precisa ser um bicho de 7 cabeças!

Bom dia, queridas!

O primeiro passo antes de começar a introdução alimentar do bebê é importante conversar com seu pediatra de confiança.

É ele quem vai dizer a idade ideal para começar (o ideal é aos 6 meses mas por alguns motivos os pediatras podem liberar aos 5 meses) e dar a mãe todas as dicas fundamentais, como o que oferecer e como oferecer. (Lembre-se que pediatra não é nutricionista, caso julgue necessário procure orientações do especialista. Mas seu pediatra é quem conhece seu bebê desde pequeno e pode te dar dicas boas).

Leia bastante sobre o assunto (na net mesmo tem sites, blogs, IG excelentes) pegue muitas receitinhas para variar a alimentação do seu filho.

É bom se preparar com um "kit" de alimentação para seu filho (caso ainda não tenha) pratinhos e colherzinhas, babadores. Se eu pudesse te dizer algo que foi fundamental aqui foi o cadeirão, comprei um usado bem simples mas fez toda a diferença para o bebê se adaptar a nova rotina e facilita para você alimentá-lo.

Com todas as orientações recebidas e informações lidas, escolha o método que pretende seguir (tradicional ou blw) mas lembre-se que no início tudo são tentativas. É o seu bebê que vai demonstrar com qual método ele vai se adaptar melhor. Aqui comecei com o tradicional (até mesmo por falta de mais informações) mas como a pequena não aceitava as frutas na consistência amassada, papinha, resolvi tentar o blw, aí me informei, pesquisei bastante e foi um sucesso!

Tenha paciência, MUITA! Alguns bebês vão se mostrar guloso e comilões desde o início, mas a maioria não. Imagine passar a vida toda tomando seu leitinho gostoso e de repente descobrir novos sabores, novas texturas, imagine aprender a mastigar! Com certeza não é fácil mas não desista! Como eu disse, teste outros métodos, outras frutas e verduras (sempre insista quando o bebê não aceitar porque pode ter uma hora que ele resolva gostar - sim, bebês também tem personalidade e podem mudar de ideia!)

Mudanças na rotina interferem diretamente na rotina alimentar, não enlouqueça se de repente o bebê não aceitar nada, picos de crescimento, nascimento de dentes, doenças interferem diretamente no apetite. Ah fique atenta também aos horários, bebês com sono e cansados não são muito receptivos com comida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário